Thaina Oliveira: “Quando estou em SP, eu trabalho bastante, nunca passei nenhum tipo de dificuldade por ser negra, pelo menos não nesse mercado”

15 jun, 2017

20

Olá, meu nome é Thaina Oliveira, tenho 21 anos e sou natural de São João de Meriti, uma cidadezinha bem pequena que fica na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro.

21

Desde pequena eu sempre gostei muito de fotografar, de me maquiar, olhar revistas e acho que por ser uma criança muito magra e muito alta as pessoas sempre falavam para minha mãe me levar numa agência pra ver o que dava.

22 

Com 12/13 anos mais ou menos, minha mãe me levou a uma agência no Rio de Janeiro, da qual eu fiz parte até os 15 anos.Com seguida eles me chamaram para morar em São Paulo porque tinham aberto uma nova agência, e  lá fui eu.

 Fiquei durante um mês, mas as coisas não deram muito certo, e eu voltei para o Rio de Janeiro. Eu ouvi falar sobre o curso do Moisés Karran e fui fazer parte, mas na metade do curso eu desisti pois não estava mais à vontade com o mundo da moda.

23

IMG_2464 

Mas o Moisés sempre me incentivou, e ele me chamou pra fazer parte do concurso da Elite que iria ocorrer no Rio, e me sagrei  vencedora dessa etapa. Participei da etapa final do concurso em São Paulo. e conheci o Zeca Barreto, um anjo na minha vida. e assim que acabou o concurso, ele me levou pra fazer parte do cast da L’equipe Agence, agência que estou até hoje.

IMG_2467 

O primeiro casting: IMG

Eu estava mega nervosa, porque era o primeiro casting internacional da minha vida,  uma agência mega importante, e eu ainda precisaria falar inglês e eu não sabia falar nada. Mas eu me dei bem, passei e faço parte da IMG até hoje.

Eu gosto de tudo nessa profissão: desfilar, gravar comerciais, fotografar, mas o que eu amo, amo mesmo, é de fotografar. Eu sinto uma paixão enorme, me sinto leve, não sei explicar mas é uma sensação maravilhosa!

IMG_2462

IMG_2463 

O mercado para os modelos negros

Há três anos eu viajo bastante, então eu não posso dizer exatamente como está o mercado para os negros no Brasil, mas pra mim pelo menos, quando estou em SP, eu trabalho bastante, nunca passei nenhum tipo de dificuldade por ser negra, pelo menos não nesse mercado, e eu tenho amigos negros que moram em São Paulo também e que trabalham super bem.

Hoje somos muito bem aceitos ou bem mais do que eramos e que se for colocar numa porcentagem as coisas melhoraram 80%, pelo menos no meu ponto de vista!

18 

Posando para os fotógrafos

Sem dúvida nenhuma o que eu mais aprecio em um fotógrafo é o amor pela sua profissão. Assim como eu modelo, amo minha profissão, o fotógrafo a mesma coisa, pois eu acho que trabalhar nesse meio da moda é bem difícil, você tem que se dedicar bastante, e na maioria dos meus trabalhos eu consigo enxergar isso através do fotógrafo, que ele está se dedicando ao máximo.

Na verdade eu admiro todos, mas os que eu tenho mais carinho sem dúvida são: Zee Nunes, que me deu uma oportunidade incrível assim que eu comecei. O Gui Paganini,  um ícone da moda brasileira, e o Higor Bastos que é uma inspiração pra mim.

 7

Thaina nas Passarelas

IMG_2465 

IMG_2469

IMG_2470

IMG_2480

Antes de entrar na passarela eu sinto aquele friozinho na barriga, aquele arrepio na espinha, mas eu sempre ouvi dizer que quando você vai fazer algo que você gosta, você realmente sente um nervosismo antes.  Isso acontece comigo e com todo mundo que realmente gosta do que faz!

Eu já desfilei pra São Paulo Fashion Week, Paris Fashion Week, Londres Fashion Week, Casa de Criadores e alguns outros separados. Mas sem dúvida nenhuma os que eu mais gostei de fazer foram Jean Paul Gaultier e o ETAM Fashion Show.

 E o que eu tenho um sonho de fazer é Victoria’s Secret com toda certeza, e tenho certeza que farei um dia!

16

9

10 

O estilo de Thaina

Eu gosto de ver as pessoas se vestindo, gosto de dar palpites, idéias, mas o que mais gosto de vestir sem dúvida nenhuma é um shortinho, uma camiseta e meu chinelo! Eu me sinto bem assim, me sinto à vontade e acho que, assim, sou uma meio Fashionista!

Beleza x Profissionalismo

A beleza conta, mas não  tanto quanto o profissionalismo, Ele tem que vir em primeiro lugar, pois sem ele o trabalho acaba não acontecendo.

2

12

 

19

15 

Curtindo a Vida

Com os meus amigos eu gosto muito de ir a barzinhos, fazer uma social, ir a parques e andar de skate, de slack line, de ler e até mesmo fazer crochêJ

No momento não estou praticando nenhum esporte, apenas me exercotando na academia.

Parte do corpo que mais gosta

O meu rosto, boca, olhos, nariz, tudo!

IMG_2466

IMG_2473

IMG_2474-

Banda/músico preferidos: Não tenho uma banda preferida, sou bem eclética em relação à música.

 Ator/Atriz favoritos: Thaís Araujo.

 Filme Inesquecível: Wonder Woman.

 Comida: estrogonofe de frango

 Perfume: Chanel 5.

 Um momento inesquecível

Minha primeira viagem a Paris.

IMG_2481

IMG_2482

IMG_2483 

 Apelido na escola

Jesus Cristo e seus  discípulos (porque sempre tive muitas amigas e todas elas me seguiam), Olivia Palito e outros que nem lembro mais.

E se não fosse modelo? 

Gostaria de ser Arquiteta.

O trabalho que mais curtiu fazer até o presente momento

Foi o desfile ETAM FASHION SHOW, porque foi um dos desfiles mais incríveis da minha vida

24 

 

Thaina  daqui a 10 anos

Me vejo com a minha família formada com a minha própria loja de roupas.

Próximos capítulos

No segundo semestre estou lançando minha marca de roupa, a La Olea em sociedade com a minha amiga Jay Oliveira. É uma produção orgânica, slow fashion, apoiando o consumo consciente. Com uma pegada minimalista, jovem, bem a nossa cara.

 Thaina Oliveira da Silva

1

21 anos

1,80m de altura

Manequim: 34/36

Agências

L´Equipe http://www.lequipeagence.com.br/

IMG http://img.com/

Uno Models http://www.unomodels.com/en/

20 Model Management http://www.20management.co.za/

Entrevista realizada por Ed, o editor brasileiro

Ed

 

Related Posts